Ceratocone

Ceratocone é uma doença da córnea, não-inflamatória progressiva, na qual mudanças estruturais alteram sua resistência e elasticidade. Por isso , a córnea se torna mais fina, curva e irregular, ocasionando o que se chama de astigmatismo irregular, podendo haver piora progressiva da visão .

Nos estágios iniciais, os sintomas podem ser os mesmos de qualquer outro problema visual. Com a evolução da doença, a visão pode piorar e causar limitações das atividades . O quadro em geral é bilateral mas com frequencia é assimétrico , ou seja, com diferentes estágios de evolução em cada um dos olhos.

É comum também estar associado à alergias e, por isso, o paciente pode apresentar coceira nos olhos . O ato de coçar é considerado hoje um fator de risco para a evolução do Ceratocone e o paciente deve ser instruído a evitar, ao máximo, coçar seus olhos.

O Ceratocone inicia-se geralmente na adolescência, em média por volta dos 16 anos de idade, embora tenha sido relatado casos de início mais precoce. Raramente o Ceratocone desenvolve-se após os 30 anos de idade.

Dependendo do estágio de evolução, a visão  pode ser corrigida pelo uso de óculos; porém se houver progressão do astigmatismo irregular, a correção óptica mais adequada e eficiente será obtida  com o uso de lentes de contato rígidas gás permeáveis, podendo haver melhora significativa da visão.

O exame oftalmológico deve ser realizado anualmente ou mesmo mais frequentemente para monitorar a progressão da doença.

Cerca de 10 % dos pacientes eventualmente irão necessitar de transplante corneano.

Deseja tirar dúvidas ou saber mais sobre Ceratocone?