Presbiopia

(vista cansada)

É uma redução fisiológica da capacidade de enxergar de perto e, para a maioria das pessoas, tem início após os 40 anos. Praticamente 100% das pessoas depois dos 50 anos irão se deparar com este problema, que ocorre por uma ineficiência de acomodação da visão para perto ocasionada pela perda da elasticidade do cristalino (lente natural do olho). Atividades diárias como ler e escrever tornam-se tarefas cada vez mais difíceis ou mesmo, em alguns casos, impossíveis.

O momento em que a presbiopia aparece e a rapidez com que se estabelece, varia de uma pessoa para outra, influenciada também pela quantidade e tipo de grau que o paciente tem para longe. Em geral, o problema demora mais para se manifestar nos míopes, enquanto nos hipermetropes o aparecimento costuma ser notado mais precocemente.

O uso de óculos é necessário quando as atividades relacionadas com a visão de perto estão comprometidas pela presbiopia. Pode-se usar óculos somente para perto, bem como multifocais (perto, longe e meia distância), além de óculos que corrigem para perto e meia distância.

Outra opção cada vez mais utilizada é a lente de contato, que vem apresentando bons resultados, principalmente para atividades sociais e de lazer.

Deseja tirar dúvidas ou saber mais sobre Presbiopia?