Artigos

Mitos sobre os olhos:
Leitura & Visão

Com certeza, você já ouviu alguma dessas frases: “Ler no escuro ‘estraga’ a vista“, “Ler demais provoca ‘vista cansada’” ou ainda “Ler no carro ou ônibus descola a retina“. Pois é, são muitos os mitos relacionados a possíveis danos que alguns hábitos de leitura poderiam causar a visão.

Como sabemos, nem tudo que se ouve, mesmo de pessoas conhecidas, corresponde à realidade. Por isso é sempre importante checar essas afirmações, pois elas, em geral, necessitam de esclarecimento. Vamos aos fatos:

A leitura com baixa luminosidade não é indicada por causar desconforto, mas esse hábito, por si só, não causa danos à visão. Como é mais difícil ler com pouca luz, podem aparecer sintomas de cansaço ou fadiga ocular mais precocemente.  

Por isso, sempre que possível, procure ler sob iluminação adequada, inclusive iluminando de forma direta a página. Mas lembre-se que a visão não piora quando se lê no escuro.

Da mesma forma, o hábito da leitura não compromete a visão, ou seja, não é verdade que ler ou mesmo usar computadores em excesso provoca problemas oculares, como por exemplo a Presbiopia, popularmente conhecida como “vista cansada”.

Esta condição ocorre por uma ineficiência de acomodação visual para perto, ocasionada pela perda da elasticidade do cristalino (lente natural do olho). Geralmente tem início após os 40 anos e acomete praticamente 100% as pessoas após os 50, não tendo relação com a frequência de leitura ao longo da vida.

Por fim, a leitura em movimento – seja no carro, ônibus, trem ou metrô – não causa descolamento da retina, mas pode provocar mal-estar e fadiga ocular. Isso ocorre porque enquanto os olhos estão focados em um ponto estático, a visão periférica está captando o movimento externo. Essas mensagens conflitantes enviadas ao cérebro podem acarretar enjoo, dores de cabeça e tontura em algumas pessoas.

Gostaria de saber mais sobre o assunto?