Cirurgia de catarata com facoemulsificação e sem pontos.

dez 22, 2011   //   por: admin   //   Lentes de Contato  //  Menhum comentáio

Já faz alguns anos que passamos a realizar a cirurgia de catarata através de uma nova técnica,  chamada de FACOEMULSIFICAÇÃO. Esta é a técnica mais atual que existe e sem dúvida a mais utilizada, estando portanto  consagarada.

Apesar de muito se falar a respeito, esta técnica não utiliza raios laser. Trata-se na verdade de um aparelho que usa o ultrassom e cuja ponta, de 2,2 a 2,75 mm, vibra em alta frequência. Com a introdução da ponta do aparelho dentro do olho, pode-se “quebrar” e aspirar a catarata por uma abertura bem pequena ,com menos  de 3 mm,  bem menor portanto que aquela usada na  outra técnica. Por esta pequena incisão, graças ao desenvolvimento de novos materiais, pode-se implantar uma lente intra-ocular dobrável, sem que seja necessário aumentar o tamanho da abertura. Esta incisão é feita de modo a tornar-se  auto-selante, isto é, pode dispensar o uso de pontos para fecha-la. Quando necessário, usa-se 1 ou 2 pontos de segurança. Frente a certas condições intra- operatórias, pode ser necessário ampliar a abertura, usar  lente intra-ocular não dobrável e fechar a incisão cirúrgica  com pontos. Felizmente, na imensa maioria das vezes é possível realizar a cirurgia sem a necessidade de sutura.

A cirurgia é feita com anestesia local e sedação, permitindo que a alta seja dada  logo a seguir. Assim como a  maioria dos médicos, preferimos  realiza-la em ambiente hospitalar, com a presença de um anestesista na sala e com monitorização do  paciente . Isto torna-se mais importante ao lembrarmos que a maioria dos pacientes operados são idosos, e muitos são  portadores de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.

A grande vantagem da técnica da facoemulsificação além do resultado final, é a possibilidade de uma recuperação mais rápida, com menos inflamação ocular e menos astigmatismo pós-operatório e menos uso de medicações nesta fase. . Tudo isso permite ao paciente uma recuperação mais precoce, facilitando o retorno às suas atividades  num tempo menor. A alta com a prescrição dos novos óculos acontece  de 15 a 20 dias após a cirurgia, portanto bem mais rápido quando comparada com a técnica extra-capsular.

Além disso, temos hoje disponíveis lentes intra-ocuklares bifocais e tóricas ( para correção do astigmatismo ) aumentando a chance de não depedner de óculos após a cirurgia.

Trata-se portanto de mais um grande avanço da oftalmologia disponível em nossa clínica , que faz com que a cirurgia de catarata, apesar de muito delicada, seja menos complicada para o paciente e seus familiares, reduzindo o tempo de recuperação e o afastamento de suas atividades, o que é muito importante nos dias de hoje.

Comments are closed.